quinta-feira, 11 de abril de 2024

Checklist Minimalista para Caminhada: Do Café da Manhã ao Acampamento

 Bom dia, hoje é quinta-feira, 11 de abril de 2024, 9 horas e 59 minutos. Estes detalhes são para que eu possa agilizar a cronologia dos fatos. Estou vindo da cidade de Ourinhos com destino a Assis e já cheguei. Durante essas duas horas de viagem, lembrei-me da última tentativa de fazer o percurso a pé de Assis a Ourinhos, que não se concretizou ,então, pensei em criar um checklist mais minimalista. No parágrafo seguinte, irei delinear e no vídeo acima mostrarei meu rascunho. Seguirei literalmente o trajeto delineado originalmente no rascunho, de Ourinhos a Assis em duas horas.

Como primeiro ponto deste planejamento, nomeei esse rascunho como “Operação a pé”. A distância é de 80 km, o que me permite dividir em três dias para maior conveniência. No primeiro dia, partirei alimentado com café da manhã, levando almoço e jantar para não precisar cozinhar durante o percurso. Ao acordar no segundo dia: café, almoço (que servirá também como jantar ao ser preparado por volta do meio-dia) e guarda-se o restante para a tarde. O dia termina com um acampamento adequado. Mais adiante, abordarei o pernoite dentro deste contexto. Já no terceiro e último dia, apenas café da manhã e almoço serão necessários, pois o jantar está garantido na casa do genro.

Na segunda subdivisão do meu rascunho, divido em quatro partes. Neste segundo contexto, abordarei as quantidades e itens a serem levados, mantendo o controle. No primeiro dia não farei nada além de trazer de casa o necessário. No segundo dia de manhã cedo prepararei café, seguido pelo almoço que se transformará em jantar. Ao acordar no acampamento em qualquer local, farei café utilizando as doses mencionadas para este segundo e terceiro dia: pó de café (duas porções) e uma mistura de aveia, cacau, leite em pó e açúcar de coco.

Para o almoço, levarei duas porções previamente misturadas de arroz e lentilha; um recipiente com carne seca (preparada com carne de porco cortada em fatias pequenas) e um pacote de temperos onde incluirei chimichurri e orégano; separadamente levarei sal do Himalaia moído ou comprarei sal grosso para moer no liquidificador.

Na terceira subdivisão sobre os utensílios a serem utilizados para cozinhar – sendo minimalista por estar a pé – destaco a panela portátil composta por duas partes; espiriteira; meio litro de álcool; coador de café tipo filtro e protetor contra vento para garantir o sucesso das refeições na estrada.

Dentro desta subdivisão sobre dormir durante o acampamento menciono: isolante térmico; rede com cordas; lona e possivelmente saco de dormir se couber no peso permitido.

Em relação às roupas na terceira subdivisão do meu rascunho, divido entre as que estarei usando no corpo e as que estarão na mochila. Para vestir: tênis com meias; moletom confortável; camiseta; manguito e chapéu para proteção solar. Na mochila estarão: capa de chuva; blusa de dormir; chinelo; shorts e uma camiseta extra.

Por fim, concluo ressaltando que este planejamento é suficiente. Caso alguém leia esses relatos, sugestões são bem-vindas para algo fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sensação à Beira da Grande Aventura: Entre o Pânico e a Euforia

A alma inquieta se agita, a mente borbulha em pensamentos e o coração dispara em um ritmo frenético. A grande aventura se aproxima, paira no...